Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 26 de novembro de 2016

Inscrições abertas para Prêmio Nacional de Inovação

Divulgação/MCTI
Empresas de todos os portes já podem se inscrever para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2016/2017. Prazo para a candidatura, feita exclusivamente pelo site do prêmio, vai até 15 de janeiro de 2017.
Os participantes podem submeter projetos, produtos e processos inovadores e concorrer a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital Senai Sesi de Inovação e cursos de educação executiva. Vencedores serão conhecidos no Congresso Brasileiro de Inovação, em junho de 2017.
O prêmio é voltado para a indústria, com exceção das micro e pequenas empresas atendidas pelo Agente Local de Inovação (ALI), que podem ser dos setores indústria, comércio ou serviço.
A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, explica que a premiação é um estímulo à cultura de inovação no setor privado. "Queremos incentivar e reconhecer o mérito de empresas brasileiras que investem e apostam na inovação como uma estratégia de competitividade", afirma.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, celebra o prêmio como um incentivo ao surgimento de pequenos negócios inovadores, com alto potencial de impacto na economia.
“Temos um interesse cada vez maior em incentivar a criatividade dos pequenos negócios, pois eles serão cada vez mais o motor que conduz a inovação no País”, diz.
História do prêmio
O Prêmio Nacional de Inovação foi criado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Em 2011, ano de estreia da premiação, foram 427 inscrições de empresas de 19 estados brasileiros. No ano seguinte, o número de inscritos saltou para 981, impulsionado pelo aumento significativo de micro e pequenas empresas.
Na edição 2014/2015, foram 2.219 inscrições, número cinco vezes maior que no primeiro ano. Todos os estados brasileiros tiveram participantes.
A criação do prêmio contou com parceiros como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), oServiço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além do apoio do Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)); e do Ministério da Indústria, Comércio Extrerior e Serviços.
Outros apoiadores são Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Fonte: Portal Brasil, com informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da  Confederação Nacional da Indústria


  

3 comentários:

  1. Estou desenvolvendo um projeto inovador de alta relevância energética, mas não posso inscrevê-lo no "Prêmio Nacional de Inovação" porque não sou empresário. Esse é mais um dos absurdos brasileiros. Veja o quão relevante é o Projeto de geração de energia elétrica a partir do calor ambiente, em: http://www.energiatermoambiente.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Prezado Valvim, acredito que se você se cadastrar como MEI (Micro Empresa Individual) pode, você terá CNPJ e pode emitir NFs, recolhendo alguns poucos tributos... Sem burocracias, basta procurar o SEBRAE local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Vou avaliar essa possibilidade. Abs.

      Excluir